quarta-feira, setembro 24, 2008

Delicious? Eh pá não me entendo com isso.


Enerva-me o mecanismo de gestão das tags; tenho 1207 tags criadas o que me causa enormes dificuldades na classificação de novos conteúdos bem como a encontrar os que já lá estão - por norma opto logo por fazer uma pesquisa no google-... But...

o certo é que uso o Delicious ininterruptamente desde Maio de 2005, mas estou sem paciência para pensar sobre isso agora.

O que me interessa é precisamente a "folksonomy". Nesta fase deixo a referência para um texto que ainda não consegui encontrar, pois o link que lhe dá acesso está partido, e não me tenho esforçado muito nesse sentido:

Marcirio Silveira Chaves. "Web 2.0 e Folksonomy". II Simpósio Doutoral da Linguateca 2006 (Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa, 10-11 de Abril de 2006 ). html . [o tal link partido é este mesmo aqui atrás. ..].

resumo:
"Apresenta-se os princípios da Web 2.0 e alguns exemplos de sistemas que implementam tais princípios.
Em seguida, apresenta-se o conceito de /Folksonomy (/Gerenciamento da etiquetagem feita pelas pessoas) - processo no qual o utilizador coloca etiquetas em objetos (URLs, fotos, objetivos, etc.) para facilitar sua recuperação e representação da informação.
Discute-se também as forças e fraquezas desse novo paradigma.
Além disso, apresenta-se o artigo "Ontologias somos nós" de Peter Mika, onde ontologias são construídas a partir das etiquetas geradas pelos utilizadores.
Por fim, discute-se a relação da Web 2.0 com a Web Semântica e propõe-se algumas reflexões."

Sem comentários:

Seguidores